Artigos e notícias

NEWS

Sem distância, sem esperas: Telemedicina em Castilla y León (ES) já alcança mil pacientes

12 de julho de 2016
sem-distancia-sem-esperas-telemedicina-em-castilla-y-leon-es-ja-alcanca-mil-pacientes.jpg

Em Castilla y León, uma comunidade autônoma no interior da Espanha, mil pacientes já são acompanhados à distância graças a Telemedicina. Até o momento, o serviço é oferecido apenas para as áreas de cardiologia e oftalmologia, porém, em breve também a nefrologia poderá contar com essa evolução tecnológica.

Em nefrologia, será possível fazer o acompanhamento remoto de diálises domiciliares. O paciente deverá lidar com tensiômetros, escalas com Bluetooth e um smartphone, que enviarão os dados a um sistema informático, notificando automaticamente o médico responsável, evitando, assim, deslocamentos até o hospital.

Na zona rural, a atenção primária também se juntou a telemedicina, monitorando cerca de 450 pacientes com retinopatia diabética através de uma consulta via e-mail com o serviço de Oftalmologia do Hospital de León, diminuindo, assim, distâncias e esperas. O diagnóstico é feito através de fotos dos olhos, tendo uma câmera num programa de computador. Uma vez por semanas essas fotografias são enviadas a um oftalmologista no Hospital de León, evitando uma média de 90% das viagens até o hospital.

Através destas e outras ferramentas da telemedicina, Castilla y León conseguiu reduzir custos, alcançar a zona rural, ter menos listas de esperas e mais controle sobre a real situação dos pacientes.

Fonte: Diário de León.ES

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707