Artigos e notícias

NEWS

Casos de infarto e AVC são maiores durante o inverno

17 de agosto de 2017
blog1-1200x1200.png

Uma nova frente fria acaba de chegar e, com ela, além da alteração na sensação térmica, vem o alerta: você sabia que o frio aumenta em 30% os casos de infarto e em 20% os de AVC  isquêmico, especialmente quando a temperatura está abaixo dos 14 graus?

De acordo com o Dr. Carlos Camargo, cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina, este aumento de casos ocorre devido a hipotermia, uma reação do organismo às baixas temperaturas, que sobrecarrega o sistema cardiovascular, já que ele precisa trabalhar com mais vigor em busca do equilíbrio térmico do corpo. “Hipertensos, diabéticos, ou quem convive com outros fatores de risco como colesterol elevado, tabagismo e obesidade devem estar atentos à variação súbita de temperatura, já que o choque térmico é um aliado do infarto, arritmia e acidente vascular cerebral (AVC)”, confirma o especialista.

Em busca da prevenção durante o frio, veja algumas dicas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC):

  • Ao sair de casa, é importante se agasalhar;
  • Os mais velhos devem evitar sair de casa quando a temperatura estiver muito baixa.
  • Tenha hábitos saudáveis, evite comer alimentos gordurosos e pesados;
  • Durante o inverno, prefira esportes em lugares fechados e nem pense em correr no parque ao vento frio. Se sentir calor pela intensidade da atividade, evite tirar o casaco!
  • O período de maior risco de infarto é de manhã. No fim do sono, o corpo manda mais hormônios para o coração, para preparar você para o dia que está por vir.
  • Isso aumenta a pressão arterial, e quem tem tendência ao infarto pode não aguentar. Mas é claro que hipertensão, diabetes e tabagismo facilitam muito mais do que o nascer do sol.

No frio, esteja alerta: cuide de você e de sua família. Passe essa informação adiante! A Brasil Telemedicina, junto aos especialistas do Médico 24hs, está à disposição para lhe orientar a qualquer momento. Veja mais em: www.medico24hs.com.br.

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707