Artigos e notícias

NEWS

A Bolsa de Valores Faz Mal para a Saúde?

8 de setembro de 2013
bolsa-d-valores-1200x773.jpg

A bolsa de valores faz mal para a saúde?

Volatilidade do mercado de ações como

fator de risco de mortalidade em coronariopatas.

Os autores fizeram um levantamento de mais de 22.272 mortes por cardiopatia coronária, registradas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Shangai, na China, nos anos 2006 a 2008 inclusive. Foram escolhidos 9 distritos urbanos, com aproximadamente 6,5 milhões de habitantes, onde a documentação destas mortes era suficientemente completa para a elaboração do trabalho.

Foi estudada a correlação destes falecimentos com as variações do índice da bolsa de Shangai. Como se sabe, em 2006 e 2007 esta Bolsa de Valores, junto com muitas outras de mercados emergentes, experimentaram um boom, que estimulou uma entrada maciça de novos investidores, muitos deles inexperientes, idosos e aposentados, que aplicaram suas economias neste mercado. O índice da Bolsa, que multiplicou seu valor por 5 até Outubro de 2007, perdeu quase todos os ganhos nos 13 meses seguintes.

De acordo com os autores, foi observado um aumento das mortes por doença coronariana de 5,17% para cada 100 pontos de aumento ou queda do índice (CI=95%), em termos absolutos e de 1,87% de aumento de mortes para cada 1% de variação do índice. A maioria destas mortes foi fora do hospital, o que consideram sugestivo de serem súbitas. A correlação é em U, aumentando tanto nas variações positivas quanto negativas do índice.

Os autores concluem que, como é conhecido, as emoções têm um papel importante na saúde cardiovascular, e a popularização http://goldstarmanatee.com/adult-blog-chat-pictures-j5zt/ dos investimentos em Bolsa de Valores nos países emergentes pode representar um perigo chatlines for singles in atlanta ga de saúde pública que os governos têm que enfrentar.

Stock volatility as a risk factor for coronary heart disease death

European Heart Journal (2011) 32, http://optieksynhaeve.be/0ko-men-dating-rules 1006 – 1011, Wenjuan Ma e cols.

 

 

 

 

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Diagnósticos Ltda - CREMESP 955684