Escala de sonolência – EPWORTH
A sonolência excessiva diurna tem sido cada vez mais pesquisada pois é reconhecido seu potencial de comprometimento do desempenho no trabalho e como fator causal em acidentes no trabalho e no trânsito. Sonolência diurna é encontrada em diversas patologias como apnéia obstrutiva do sono e narcolepsia; está largamente presente na população urbana com privação parcial e crônica de sono, bem como nos trabalhadores em turnos. A Escala de Sonolência Epworth é um questionário preenchido pelo próprio paciente, cujo objetivo é a determinação de uma medida geral do grau de sonolência diurna, em adultos. Após preenchido o médico neurologista analisa e fornece uma pontuação conforme as resposta do questionário pelo paciente, quantificando sua sonolência em situações monótonas, da vida diária. A principal superioridade da Escala de Sonolência EPWORTH é sua aplicação simples, rápida, possibilitando utilização em estudos populacionais principalmente em pessoas que trabalham em altura, motoristas de ônibus e caminhões, favorecendo a busca por apnéia obstrutiva do sono.
A Escala de sonolência Epworth sugere a possibilidade de algum distúrbio do sono (insônia, sonambulismo, etc.) que durante a noite impede o paciente de ter um sono tranqüilo, reparador e consequentemente provoca sonolência durante o dia prejudicando suas atividades.
A hipersonolência diurna é uma das manifestações mais relevantes da síndrome da apneia obstrutiva do sono e pode ser avaliada quer por testes subjetivos quer por testes objetivos. A escala de sonolência Epworth é um instrumento simples e validado que permite avaliar a sonolência diurna no contexto clínico de distúrbios do sono. No entanto, o seu caráter subjetivo pode condicionar a exata expressão do verdadeiro grau de sonolência. O uso clínico deste questionário é de grande importância na filtragem de trabalhadores onde demanda grande atenção.
Na apnéia obstrutiva do sono a sonolência diurna é um sintoma frequente, mas muitas vezes não é reconhecida, sendo a Escala de sonolência EPWORTH o método mais amplamente utilizado para a avaliação subjetiva da gravidade da sonolência.
O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) em sua RESOLUÇÃO Nº 425 contempla a obrigatoriedade da realização da escala de sonolência EPWORTH. Tenha agora em sua clínica a Escala de Sonolência EPWORTH e ofereça a seus clientes de medicina ocupacional mais este exame.