Artigos e notícias

NEWS

Monitorização Remota de Pacientes Crônicos: Transformando o Cuidado à Distância

19 de outubro de 2023
Monitorização_Remota_de_Pacientes_Crônicos-03-1200x675.jpg

A monitorização remota de indivíduos sadios e portadores de DCNT – doença crônica não transmissível, tem se tornado uma abordagem cada vez mais importante na área da saúde, permitindo o monitoramento contínuo e personalizado de indivíduos com condições de doenças crônicas, além de promover a prevenção primária em indivíduos sadios. Por meio de plataformas digitais e o uso de equipamentos específicos, essa tecnologia permite a coleta de dados de saúde em tempo real, fornecendo informações valiosas para médicos e profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente. Neste artigo, exploraremos as importantes funcionalidades dessas plataformas e os possíveis equipamentos usados para captação de dados de saúde.

Dentre as funcionalidades das plataformas de monitorização remota ressaltamos as principais:

Monitorização de Sinais Vitais

As plataformas de monitorização remota permitem a captura de sinais vitais, como frequência cardíaca, pressão arterial, níveis de oxigênio no sangue e temperatura corporal. Esses dados podem ser enviados automaticamente para a plataforma, permitindo uma avaliação contínua do estado de saúde do paciente.

Registro de Atividades Diárias

Além dos sinais vitais, as plataformas podem registrar as atividades diárias dos pacientes, como nível de atividade física, qualidade do sono, consumo de medicamentos e hábitos alimentares, além das variações de estados de desequilíbrios emocionais. Esses registros fornecem uma visão mais abrangente da condição e comportamento do paciente, informações estas que geram dados para ação proativa constante aos monitorados enriquecendo a gestão de saúde.

Comunicação Remota Proativa

As plataformas de monitorização remota permitem a comunicação direta entre os pacientes e seus cuidadores, através de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo ou chatbot. Isso promove uma troca de informações mais eficiente e permite que os profissionais de saúde ofereçam orientações e apoio aos pacientes remotamente.

Alertas e Notificações

As plataformas podem ser programadas para enviar alertas e notificações aos pacientes e profissionais de saúde, lembrando sobre a necessidade de tomar medicamentos, fazer exames regulares ou realizar atividades específicas de autocuidado. Essas notificações ajudam a garantir a adesão ao tratamento e a prevenção de complicações.

Análise de Dados e Relatórios

As plataformas de monitorização remota podem gerar relatórios detalhados com base nos dados coletados, fornecendo análises e insights sobre o estado de saúde do paciente. Essas informações são úteis para profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e ajustes no plano terapêutico.

Equipamentos utilizados para a captura de dados de saúde:

Dispositivos Wearables

Relógios inteligentes, pulseiras de atividade e outros dispositivos wearables são comumente usados para monitorização remota de pacientes crônicos. Eles podem coletar dados como frequência cardíaca, atividade física, qualidade do sono e níveis de estresse.

Monitores de Pressão Arterial

Dispositivos utilizados para medição regular e monitoramento da pressão arterial, geralmente conectados a uma plataforma de monitorização remota.

Eletrocardiogramas (ECG) Portáteis

Dispositivos portáteis que capturam a atividade elétrica do coração, registrando o ritmo cardíaco e padrões de atividade cardíaca.

Oxímetros de Pulso

Dispositivos para medição dos níveis de oxigênio no sangue e frequência cardíaca, geralmente utilizados por pacientes com doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Medidores de Glicose

Utilizados por pacientes com diabetes para monitorar os níveis de glicose no sangue.

A monitorização remota de indivíduos sadios e pacientes portadores de doenças crônicas não trasmissíveis, por meio de plataformas digitais específicas e equipamentos, revoluciona a forma como o cuidado de saúde é prestado. Essa abordagem oferece benefícios significativos, permitindo um acompanhamento contínuo e personalizado, melhorando a eficiência dos cuidados e a qualidade de vida dos pacientes. A monitorização remota de indivíduos sadios e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, acrescida da gestão da saúde trará dados para construção de projetos de saúde mais simples e eficazes, redução de custos nas políticas de saúde, redução de internações hospitalares, aumento da saúde coletiva com consequente melhoria na qualidade de vida. Os avanços tecnológicos atuais e futuros tornarão a monitorização remota uma prática comum, eficiente proporcionando uma gestão de saúde mais acessível e abrangente para indivíduos sadios e pacientes portadores de DCNT.

Conversando com seu médico

Destacaremos a importância de ter um relacionamento aberto com o médico, compartilhando informações sobre histórico familiar, sintomas e dúvidas, a fim de obter a melhor orientação e cuidado personalizado.

Os exames preventivos desempenham um papel fundamental na detecção precoce de doenças e na promoção de uma vida saudável. Ao realizar regularmente os exames essenciais para homens e mulheres, você estará investindo em sua saúde e bem-estar a longo prazo. Lembre-se de que a prevenção é a chave para uma vida saudável, e agendar seus exames regularmente é um passo importante nesse caminho.

Não negligencie sua saúde e cuide de si mesmo(a) agendando seus exames preventivos. Lembre-se de conversar com seu médico para obter orientações personalizadas com base em sua idade, histórico médico e fatores de risco individuais. Com a devida atenção à prevenção e um estilo de vida saudável, você estará no caminho certo para desfrutar de uma vida longa e saudável. Invista em sua saúde hoje para colher os benefícios no futuro. Seu bem-estar é valioso, cuide dele com cuidado e responsabilidade.

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707