A nutricionista Ana Luiza Nogueira dos Santos explica que o clima quente do verão favorece a proliferação de microrganismos que podem causar intoxicação alimentar, por isso, todo cuidado é pouco, afinal, um descuido na alimentação e as suas férias podem acabar mal.
Na hora da alimentação, o ideal é priorizar os alimentos de fácil digestão, que são as carnes magras, as saladas, verduras e legumes. Para a sobremesa, o ideal são as frutas ou picolés, também de frutas, já que, além de mais refrescantes, são menos calóricos que os cremosos.
Para quem vai viajar para a praia, o conselho da nutricionista é evitar as frituras, tais como pastel, salgadinhos e peixe e outros frutos do mar. Aliás, estes últimos devem ser consumidos apenas em locais com boa procedência, já que são facilmente causadores de alergias alimentares. “Uma boa opção é um sanduíche natural, que deve estar bem refrigerado, milho cozido sem manteiga, picolé de fruta, água de coco, suco natural e frutas”, diz ela. O ideal é você mesmo produzir o seu alimento e levá-lo à praia em uma bolsa térmica com gelo, que deve ser colocado em sacos plásticos para não molhar os alimentos.
Outro costume nas férias é se alimentar em restaurantes, mas é preciso ficar atento à higiene do local e dos funcionários. Um conselho da nutricionista é verificar, se possível, como os alimentos estão armazenados. Outra dica é ficar atento à temperatura dos alimentos. “Alimentos que necessitam de refrigeração devem chegar à mesa frios. O ideal é evitar saladas com cremes de maionese, principalmente fora de casa e alimentos crus”, diz ela.
Dra. Ana luiza Nogueira dos Santos – nutricionista funcional da Fluyr Saudável – Clínica de Combate a Dor
Escrito por Idmed
Seg, 30 de Dezembro de 2013 12:00