Artigos e notícias

NEWS

Veja dicas de como não descuidar da alimentação no verão

14 de janeiro de 2014
Home_23.jpg

verão chegou, período de férias para muitos brasileiros e nesse período é comum sair da rotina. Mas e a alimentação, como fica?

A nutricionista Ana Luiza Nogueira dos Santos explica que o clima quente do verão favorece a proliferação de microrganismos que podem causar intoxicação alimentar, por isso, todo cuidado é pouco, afinal, um descuido na alimentação e as suas férias podem acabar mal.

A primeira dica da nutricionista é não descuidar da hidratação. Água, água de coco, sucos naturais e chás gelados são muito bem-vindos e o principal é não esperar ter sede para se hidratar.

Na hora da alimentação, o ideal é priorizar os alimentos de fácil digestão, que são as carnes magras, as saladas, verduras e legumes. Para a sobremesa, o ideal são as frutas ou picolés, também de frutas, já que, além de mais refrescantes, são menos calóricos que os cremosos.

Para quem vai viajar para a praia, o conselho da nutricionista é evitar as frituras, tais como pastel, salgadinhos e peixe e outros frutos do mar. Aliás, estes últimos devem ser consumidos apenas em locais com boa procedência, já que são facilmente causadores de alergias alimentares. “Uma boa opção é um sanduíche natural, que deve estar bem refrigerado, milho cozido sem manteiga, picolé de fruta, água de coco, suco natural e frutas”, diz ela. O ideal é você mesmo produzir o seu alimento e levá-lo à praia em uma bolsa térmica com gelo, que deve ser colocado em sacos plásticos para não molhar os alimentos.

Outro costume nas férias é se alimentar em restaurantes, mas é preciso ficar atento à higiene do local e dos funcionários. Um conselho da nutricionista é verificar, se possível, como os alimentos estão armazenados. Outra dica é ficar atento à temperatura dos alimentos. “Alimentos que necessitam de refrigeração devem chegar à mesa frios. O ideal é evitar saladas com cremes de maionese, principalmente fora de casa e alimentos crus”, diz ela.

Dra. Ana luiza Nogueira dos Santos – nutricionista funcional da Fluyr Saudável – Clínica de Combate a Dor

 

 

 

Escrito por Idmed
Seg, 30 de Dezembro de 2013 12:00

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Diagnósticos Ltda - CREMESP 955684