Artigos e notícias

NEWS

Brasil Telemedicina chega ao Paraguai para apoio médico às vítimas de inundações no país

14 de junho de 2019
Destaque_Paraguai_01-1200x630.jpg

Governo paraguaio vai atuar por meio da telemedicina para prestar assistência à população das cidades de Pilar e Chaco, tragicamente afetadas pelas enchentes

O Paraguai, país vizinho ao nosso, está em estado de emergência devido aos fortes temporais, comuns na região nesse período, e que afetaram mais de 200 mil pessoas. Além dos altos prejuízos na insfraestrutura, agricultura e logística, há muitas famílias desabrigadas e com necessidade de acolhimento médico imediato, sendo essa uma grande preocupação dos governantes.

Por isso, em parceria com a empresa TreeMed Gestão Inteligente em Saúde, a Brasil Telemedicina se reuniu, essa semana, com o ministro e chefe do gabinete civil, Julio Ullón Brizuela, e com o apoio irrestrito do deputado federal Freddy D’Ecclesiis, para atuarem em um projeto piloto de atendimento às vítimas da inundação das cidades de Pilar e Chaco, que estão entre as mais atingidas, onde as pessoas estão ilhadas e necessitando de orientação e tratamento médico.

O governo vai disponibilizar nossas plataformas de telemedicina para prestar pronta assistência online a essa população, com médicos do país utilizando nossos sistemas, de modo a atingir um estado de equilíbrio maior para essas pessoas que se encontram isoladas.

Os benefícios da orientação médica remota são muitos, em especial, a agilidade no atendimento e o suporte imediato de médicos das mais diversas especialidades. Nós e o governo do Paraguai estamos comprometidos em fazer com que a telemedicina seja um importante suporte para promover bem-estar em uma situação urgente como essa.

Além disso, estudamos a aplicação dos nossos produtos em unidades móveis em todo o país, em carretas com ambulatório, centro cirúrgico e a disponibilização de equipamentos como eletrocardiograma, raio-x e exames como o papanicolau”, ressalta Dr. Carlos Camargo, cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina.

De acordo com ele, após a reunião com os ministros da casa civil, da saúde e outras autoridades responsáveis pelo atendimento médico à população do Paraguai, é notório um ponto de atenção em comum do país com o Brasil e tantos outros locais: a distribuição irregular geográfica dos médicos, já que os especialistas se concentram nos grandes centros. Mas, com o suporte online, podem estar à disposição dos pacientes seja onde estiverem, por meio das plataformas a distância de telemedicina.

Se você têm pessoas que estão dentro de uma situação de catástrofe, onde é difícil chegar às equipes médicas e de saúde, apenas com uma antena de satélite que puxa sinal de internet, é disponibilizado apoio médico no mesmo momento para toda a população que está lá. Além disso, há a possibilidade de se aproximar médicos com grande expertise em determinado assunto”, relata Anis Ghattás Mitri Filho, cardiologista e diretor da TreeMed.

Conforme publicado nas redes sociais do ministro da casa civil, Julio Ullón Brizuela, a telemedicina é a prestação de serviços de medicina a distância, em que a implementação ocorre com a integração de tecnologias da informação e de comunicações, sendo essa uma solução para a atual necessidade do país, com as grandes enchentes.

A telemedicina pode ser tão simples, como dois profissionais da saúde discutindo um caso por telefone, até a utilização de avançada tecnologia em comunicações e informática para realizar consultas, diagnósticos ou mesmo cirurgias a distância e em tempo real. Ela inclui tanto diagnóstico e tratamento, como também a educação médica, sendo um recurso tecnológico que possibilita a otimização dos serviços de cuidados em saúde, poupando tempo e dinheiro, e facilitando o acesso a áreas distantes para ter atenção de profissionais especialistas”, conclui o ministro.

Conheça quais das nossas plataformas serão utilizadas no Paraguai:

ConsultaDoc
Teleassistência para segunda opinião médicaSabemos que a opinião imediata de um especialista pode salvar vidas, portanto, disponibilizamos este sistema para que médicos encontrem colegas especializados nas mais diversas áreas médicas, com o objetivo de dar suporte ao diagnóstico e tratamento de seus pacientes a distância.Saiba mais em: https://consultadoc.com.br/
Médico24hs
Teleconsulta com orientação médica especializadaAcreditamos que a evolução da medicina é digital. Com essa plataforma, conectamos pacientes de todo o país a uma equipe online de médicos especialistas preparados para acolher suas queixas de forma rápida e descomplicada, sempre pensando em promover a retomada da qualidade de vida, com ética e segurança.Veja mais em: https://medico24hs.com.br/
Monitorização24hs
Telemonitoramento integral de pacientesUma central de saúde na palma da mão do paciente, para que ele, sua família ou médico possam controlar seu estado clínico. Com o acompanhamento 24 horas de nossa equipe online de saúde multidisciplinar, nele oferecemos o controle de urgências, botão do pânico, lembrete de remédios, plataforma de exames e prontuário médico digital.Confira mais em: https://monitorizacao24hs.com.br/

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707