Artigos e notícias

NEWS

O que é telessaúde e como funciona?

6 de junho de 2019
Destacada-1200x630.jpg

Entenda como a tecnologia pode conectar pessoas e profissionais de saúde das mais diversas especialidades

Você já pensou em utilizar a internet como um meio para se conversar com um médico a distância, de onde você estiver, ou com demais profissionais do setor, como psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos, entre outros? Pois, saiba, que essa possibilidade não faz mais parte do futuro mas, sim, que a saúde digital é uma tendência mundial – especialmente nos países mais desenvolvidos – e que já é realidade também no Brasil.

Conheça mais sobre os sistemas digitais de saúde remota, o que isso significa e algumas das nossas ferramentas no artigo que preparamos abaixo.

> Telediagnóstico por imagem
> Teleconsulta com orientação médica especializada
> Telepsicologia com psicólogos a distância
> Telemonitoramento integral de pacientes
> Teleassistência para segunda opinião médica
> Avaliação Psicossocial online

A telessaúde e as tecnologias para assistência à saúde online

A cultura da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças está, a cada dia, mais presente no cotidiano de médicos e pacientes, e tem como grande parceira a tecnologia, um importante meio de aprimorar a arte de cuidar das pessoas de forma ágil, ética e descomplicada.

A telessaúde ou eHealth nada mais é do que a prestação de serviços de saúde online, de todas as especialidades do setor, concebida por meio do uso de sistemas de tecnologia que atuam em prol da assistência à saúde. As famosas TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – ampliam o acesso das pessoas aos profissionais, pois oferecem a promoção da saúde no ambiente digital, através de plataformas Web e aplicativos disponíveis para computador, o celular ou tablet, com o contato realizado por videoconferência, áudio ou chat.

Comumente confundida com a telemedicina – saiba mais sobre o tema neste texto – a telessaúde abrange todas as áreas da saúde, sendo a médica a principal delas, mas não a única. Esses serviços, de forma multidisciplinar, visam melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, já que a grande maioria está conectada à internet. O acesso ao atendimento digital rompe as barreiras geográficas e torna possível que o paciente entre em contato com o profissional desejado de forma rápida e prática.

Confira as áreas da saúde digital que a Brasil Telemedicina atua e conheça a experiência de alguns de nossos usuários.

Telediagnóstico por imagem: Laudo24hs

Foi a partir da experiência com esse produto que a Brasil Telemedicina se solidificou no mercado. O Laudo24hs é nossa plataforma de telelaudos que realiza o telediagnóstico de mais de 10 exames, com tempo rápido de resposta por nossa equipe – alguns exames são laudados em menos de 1 hora. Com ele, já somamos mais de 6 milhões de exames laudados, sendo uma média de 60 mil exames por mês.

Presente em todos os estados do Brasil, este serviço é frequentemente contratado por médicos, clínicas de medicina do trabalho e hospitais que buscam, desde 2010, uma forma de agilizar o diagnóstico de seus pacientes e garantir a realização dos laudos por médicos especialistas.

Destaco a facilidade que promovemos ao levar o laudo de um exame – que pode fazer a diferença em um tratamento médico – à qualquer lugar do país. O laudo executado a distância pode salvar vidas, acelerando tratamentos e conduzindo ao uso de melhores medicamentos, pois amplia a visão do médico na tomada de decisão diante de seu paciente”, aponta Dr. Carlos Eduardo Camargo, cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina.

Veja este caso:

Hospital de grande porte em Goiás utiliza o serviço de laudos de eletrocardiograma de urgência e emergência, com orientação de conduta final. Os pacientes que chegam ao pronto socorro desse hospital e necessitam de atendimento cardiológico realizam o eletrocardiograma e o exame é transferido pela nossa plataforma online, junto com seu quadro clínico, para que o médico da equipe do Laudo24hs realize o laudo e conclua qual a conduta que deve adotar com esse paciente. Conclusão: Levamos o profissional, em tempo real, aonde pode não há ninguém daquela especialidade para atender naquele momento e, em 15 minutos, garantimos também o resultado do exame.

Teleconsulta com orientação médica especializada: Médico24hs

Vivemos em um país de extensão continental, por isso, a teleconsulta oferecida pelo Médico24hs é inovadora não apenas por se tratar de uma solução ao atendimento médico de norte ao sul, mas, também, por garantir acesso à médicos especialistas seja onde o paciente estiver.

Com a teleconsulta, há a distribuição heterogênea dos médicos em atuação, já que os especialistas estão concentrados nas metrópoles das regiões sul e sudeste, o que acarreta carência de atendimento às outras áreas e cidades do Brasil. Esta é uma grande oportunidade de verdadeiramente se produzir prevenção primária pelo veículo mais usado no mundo: o celular, através da internet”, salienta Dr. Carlos Camargo.

Veja este caso:

Paciente, mulher, de 83 anos, acamada há diversos anos e de difícil locomoção, moradora de cidade com 10.000 habitantes no estado do Mato Grosso do Sul, com médicos apenas 1 vez por semana, distante à 350 km da cidade mais próxima e que não possui médicos residentes em sua cidade. Esta paciente é portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e utiliza medicamentos de uso contínuo.

Seus filhos, preocupados com a saúde da mãe, principalmente por em sua cidade não ter médico em atividade continua, cadastraram-na em um plano do Médico24hs. Há 20 dias, a paciente começou a apresentar elevação dos níveis de glicose e de pressão arterial. Imediatamente, o filho da paciente providenciou um atendimento com um médico de nossa equipe via internet. Após analisar seus valores de pressão arterial – que chegaram a 200/120 – e glicemia com valor de 370, o profissional coordenou um tratamento mais intensivo para a paciente, fato este que proporcionou uma orientação e conduta no uso de seu medicamentos, o que levou o retorno ao equilíbrio em poucos dias.

Além disso, a paciente passou a ter o acompanhamento médico em sua cidade pelo médico através da internet. Por indicação do especialista do Medico24hs, a paciente já agendou uma orientação com um nutricionista para a sua dieta, importante fator no equilíbrio da diabetes.

Telepsicologia com psicólogos a distância: Psicologia24hs

Poder fazer uma terapia no conforto de seu lar ou no seu trabalho, com o profissional desejado, é possível graças à telepsicologia e aos especialistas do Psicologia24hs, que reúne um time de psicólogos online tão comprometidos com o atendimento remoto quanto são no presencial.

Em um mundo agitado, as pessoas relatam dificuldade em encontrar o tempo necessário para cuidar de sua saúde e  cada vez mais o stress tem influência em nossas vidas. Com a terapia pela internet, privacidade e segurança aos pacientes, que podem ser atendidos diretamente de sua casa, de seu quarto, ou durante uma viagem, a qualquer hora. Este acolhimento é um fator que oferece apoio ao tratamento do indivíduo, que não precisa mais se locomover para receber suporte profissional e contínuo de um psicólogo”, levanta o CEO.

Veja este caso:

Mulher, de 33 anos, mulher, casada, mãe de 3 filhos, além de sua jornada de trabalho caseira, trabalha como secretária de uma grande empresa. Seu tempo é curto, pois suas atividades são intensas em sua rotina como mãe, esposa e secretária, realizando turnos de cerca de 12 horas de trabalho diário.

Esgotada pela dupla jornada, sentiu que precisava com urgência procurar um psicólogo, inclusive por indicação do médico de sua empresa. Sem disponibilidade de horário para procurar por um profissional presencialmente, conheceu na internet o Psicologia24hs. Como os horários de atendimento são flexíveis e se adaptam à rotina do paciente, hoje ela consegue fazer seus atendimentos em horários agradáveis.

Agora, ela analisa o bem que o tratamento psicológico fez com sua vida e que não conseguiria fazê-lo se não fosse pelo celular, em seu quarto, logo ao chegar em casa e no horário ideal para ela.

Telemonitoramento integral de pacientes: Monitorização24hs

Criamos uma central de controle da saúde disponível na palma da mão do paciente. Através do aplicativo do Monitorização24hs, o indivíduo e sua família têm um total controle de sua saúde, com acompanhamento integral dela por uma equipe multidisciplinar, disponível 24 horas por dia.

 

Fabricamos inovações. Isso significa adotar um compromisso de entregar soluções de qualidade para as pessoas que nos contratam. Sabemos que, muitas vezes, acelerar uma conduta médica pode salvar vidas. Por isso, devenvolvemos a plataforma de telemonitoramento, com aplicativo disponível para pacientes, clínicas, hospitais e empresas. Nele, você encontra o controle de urgências, botão de pânico, lembrete de remédios, plataforma de exames, prontuário médico virtual e acesso à uma equipe online de especialistas em saúde, com médicos, nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos, entre outros”, conta Dr. Carlos Eduardo Camargo, criador da ferramenta.

Veja esse caso:

Paciente de 85 anos, mulher, moradora de um lar de idosos, não sentia nada. Estava acamada, pois não consegue falar devido à sequela de um AVC. O monitoramento detectou alterações nos níveis de pressão, glicemia e no exame de eletrocardiograma, que levaram a um atendimento precoce de um quadro de arritmia cardíaca.

Os médicos da equipe do Monitorização24hs entraram em contato com o lar de idosos avisando que a paciente estava com necessidade de urgência de atendimento físico em um pronto socorro, pois era quadro grave, que poderia levar a óbito.

O atendimento foi realizado e bem sucedido. Conclusão: a paciente poderia ter morrido por não receber atendimento.

Teleassistência para segunda opinião médica: ConsultaDoc

É bastante comum que os médicos necessitem de um apoio para concluir o diagnóstico de um paciente ou, ainda, que seja necessário buscar por um médico de outra especialidade para realizar o atendimento adequado, já que, muitas vezes, algumas cidades e regiões não dispõe deste profissional. Por isso, desenvolvemos uma plataforma de teleassistência para colegas médicos buscarem a segunda opinião de um especialista ou realizarem a interconsulta.

Com foco sempre no bem-estar dos pacientes e na conduta médica de excelência, criamos o ConsultaDoc, que leva opinião especializada e imediata a qualquer lugar do país para colegas médicos atuarem, com rapidez, na saúde de seus pacientes”, define o cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina.

Veja esse caso:

Dr. João Augusto, médico clínico geral, atua em cidade de 10.000 habitantes. Atende em seu hospital o paciente, homem, de 59 anos, com quadro de infarto agudo do miocardio. Após avaliar o paciente, o médico ficou em dúvida em relação a aplicar o tratamento convencional ou buscar orientação para uma conduta especializada visando obter uma solução mais eficaz e que pudesse trazer maior sobrevida ao paciente.

Como já conhecia o ConsultaDoc, acessou a plataforma e contatou um médico cardiologista que, após ter ciência de todo quadro clínico do paciente, indicou o melhor tratamento. Seguindo as orientações do colega cardiologista, o Dr. João Augusto conduziu o paciente à estabilidade hemodinâmica, com vitória no tratamento.

Avaliação Psicossocial online: Psicoperfil

Pensando em agilizar o processo de realização e resultados das avaliações psicossociais e psicológicas, criamos o Psicoperfil, que torna a dinâmica descomplicada, completa e rápida.

Otimizamos o processo, antes democrático e lento, ao desenvolver este produto de avaliação psicossocial online, o que garante que as empresas recebam um pronto atendimento e uma rápida conclusão acerca do profissional contratado ou que pretende contratar”, conclui Dr. Carlos Camargo.

Veja este caso:

Motorista de ônibus de uma transportadora necessita realizar seu exame periódico de avaliação de perfil psicológico e está em viagem, além de ter outras diversas viagens agendadas. Entretanto, ele necessita obrigatoriamente realizar seu teste de avaliação de seu estado psicológico.

A empresa agenda, o funcionário recebe um login e senha, o link de nossa plataforma na web, assim como a data e o horário para realizar o exame pelo computador, de onde estiver. Este é o benefício que o Psicoperfil produz para o colaborador e paciente: facilidade e agilidade.

Hoje, você pôde conhecer um pouco do que a Brasil Telemedicina realiza diariamente, o que a torna a maior empresa de telessaúde do país. Essa experiência nos levou a atuar também na Europa, com o nome de Euro Telemedicine, no início de 2019 – veja mais neste artigo. Acesse nossos sites e faça, você também, parte da evolução que a tecnologia traz para a saúde. Até mais!

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Diagnósticos Ltda - CREMESP 955684