Artigos e notícias

NEWS

Brasil Telemedicina é destaque em programa na Record News sobre saúde online

16 de abril de 2020
BrasilTelemedicina_Blog_Entrevista_RecordNews_Arte-1200x674.jpg

O Estúdio News abordou de que forma a telemedicina é um apoio na pandemia do Coronavírus

A Brasil Telemedicina participou, em 15 de abril, do programa Estúdio News, da Record News, com o tema ‘Os desafios da telemedicina durante a pandemia’. Na ocasião, o CEO da Brasil Telemedicina, o médico cardiologista Dr. Carlos Camargo, apresentou um pouco mais sobre como a saúde digital é um importante meio de promoção de suporte médico a qualquer momento, como se pode ver com a crise gerada pelo Coronavírus.

Conforme descrito pelo apresentador, o número de atendimentos virtuais aumentou com o COVID-19 e, agora, muitos pacientes recebem diagnósticos online da doença. Em 80% dos casos, as pessoas não precisam ir ao hospital, o que ajuda a desafogar os pronto-socorros, já que apenas os casos mais graves precisam de apoio médico emergencial.

As consultas online via telemedicina foram liberadas pelo governo e órgãos regulamentadores do país em caráter de emergência (como levantamos neste texto). A medida deu apoio a um atendimento mais rápido, seja por videoconferência, chamada de voz ou chat, onde as recomendações necessárias são passadas pelo médico ao paciente de forma remota e profissional.

Dr. Carlos Camargo pôde esclarecer temas como a espera pela normatização adequada, adaptação médica em tempos de pandemia, proteção de dados de pacientes, protocolos médicos online, atendimento humanizado via telemedicina e medicina preventiva.

Confira a participação dele no vídeo abaixo:

Uma questão que gera inúmeras dúvidas aos usuários é em relação aos dados dos pacientes. De acordo com Dr. Carlos Camargo, as plataformas da Brasil Telemedicina são bastante rígidas em relação à segurança e respeitam inúmeros protocolos, além de terem todas as informações criptografadas e utilizarem o certificado digital para emissão de receitas e de atestados médicos.

“A telemedicina, ao contrário do que se pensa, tem um caráter muito humanizado, uma vez que aproxima ainda mais o médico do paciente, pela velocidade no acolhimento. Se você estiver na sua casa, e necessitar de ajuda durante o dia ou a noite, você pode falar com um médico a qualquer momento. Especialmente agora, que sair de casa não é indicado, a teleconsulta cria a oportunidade de um contato mais disponível com os médicos das mais diversas especialidades”, levanta o cardiologista, especialmente com base em sua experiência com a plataforma de atendimento médico online, o Médico24hs.

Ele reforça ainda que vivemos uma fase de adaptação profissional em que a tecnologia força os médicos a repensarem a maneira como trabalham, uma vez que a medicina está passando por uma transição mundial, que vai demonstrar a importância do atendimento à distância para dar o suporte imediato às pessoas.

“No Brasil, há uma dificuldade com projetos de prevenção primária, que estão muito aquém do que deveria. A telemedicina nos traz a oportunidade de ensinar as pessoas a valorizar a sua saúde. Apesar de haver as limitações físicas, já que não estamos frente a frente com o paciente para examiná-lo, hoje há equipamentos que nos ajudam a levantar o quadro clínico da pessoa. Com um sistema inteligente e ágil, somado a profissionais atualizados, a teleconsulta é uma oportunidade de atender o paciente antes dele precisar de um hospital”, afirma Dr. Carlos Camargo.

Agradecemos à equipe do Estúdio News pela entrevista e nos colocamos à disposição para apoio médico digital e mais esclarecimentos sobre o tema.

Conheça todos os produtos de telessaúde da Brasil Telemedicina e encontre aquele que você mais precisa nesse momento.

Para fazer uma análise de sintomas grátis e online para o Coronavírus, acesse agora o nosso teste.

Para assistir o programa completo, clique aqui.

 

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707