Artigos e notícias

NEWS

Doenças do carnaval: DSTs e “Febre do Beijo” se proliferam com a folia

9 de fevereiro de 2018
139621-OSPQ28-902-1200x457.jpg

Eis que chega a época de maior animação no Brasil, tempo de folia, de namoros e muita curtição. “Beija, beija, tá calor, tá calor” é o refrão de uma música que anuncia o que todos sabem: carnaval é época de muito beijo na boca. Mas, para aproveitar a festa com saúde, os especialistas orientam a ter cautela na hora da curtição. Confira!

Febre do Beijo

Sabe aquela prática comum, especialmente neste período, de ver os jovens fazendo rankings de quem beijou mais? Pois, saiba, que isso aumenta as chances de contrair doenças como a mononucleose, ou “febre do beijo”. De acordo com a ginecologista Luciane Camargo, esta é uma doença viral, cujos sintomas são parecidos com os da gripe, como febre alta, dor ao engolir, tosse, cansaço, falta de apetite e dor de cabeça. “Ao beijar alguém na boca, trocamos em torno de 250 bactérias e alguns vírus. Entretanto, no caso da mononucleose, deixo o alerta: a pessoa leva o vírus para o resto da vida”, revela a médica.

Doenças sexualmente transmissíveis

Um outro tema bastante debatido, e que as pessoas devem estar ‘cansadas de saber’: preservativo não é apenas escolha, mas sim uma solução! Muitos foliões, com o excesso de ingestão de álcool, acabam deixando de se proteger. Ou, ainda, há os que dizem que a camisinha é desconfortável e, por isso, optam por não utilizá-la. “Isso é altamente perigoso e egoísta, pois o sexo sem camisinha expõe a pessoa à possibilidade de gravidez e a doenças graves e sem cura, como o HIV”, completa Dra. Luciane. Além da AIDS, entre as doenças sexualmente transmissíveis, estão as hepatites B e C (que podem evoluir para câncer de fígado) e o HPV (relacionado a tumores de útero), assim como a sífilis, a herpes genital e a gonorréia.

PREVINA-SE! Evite que sua festa acabe sem motivos para comemorar… Use camisinha, no carnaval e fora dele! Informe aos seus amigos e familiares a importância de se prevenir: compartilhe essa mensagem.

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707