Artigos e notícias

NEWS

Hipertensão arterial: uma consequência alarmante da vida moderna

26 de abril de 2018
shutterstock_238688122-1200x801.jpg

A data de 26 de abril é marcada como sendo o Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial. Entretanto, não podemos deixar de mencionar: o alerta de hoje é válido para todos os dias! O controle da doença é um desafio mundial, mas, no Brasil, ela atinge 36 milhões de adultos, o equivalente a nada menos que 32,5%, um índice alarmante. Desses, cerca de 60% são idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

 

A Hipertensão Arterial se trata do aumento da tensão das paredes das artérias sobre o conteúdo de sangue em seu interior. A doença impacta diretamente os órgãos vitais do organismo, como o coração, o cérebro e os rins.

 

Independentemente de sua idade, devo mencionar que a Hipertensão é o principal fator de risco para infartos e acidentes vasculares cerebrais, sendo essas as duas maiores causas de mortalidade atuais. Dizemos que é uma consequência da vida moderna pois, além da predisposição genética, as outras causas da doença são a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o excesso de consumo de sódio, o estresse e a alta ingestão de bebidas alcoólicas. Todos os itens anteriores podem e devem ser controlados pelo paciente, sendo uma escolha básica para se viver bem e por mais tempo”, declara Dr. Carlos Camargo, cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina.

 

Outras possíveis causas, porém menos frequentes que as citadas acima, são o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, anticoncepcionais, doenças congênitas, alterações na tireoide, glândula suprarrenal e lesões renais.

 

Geralmente, diferentemente do que se acredita, a Hipertensão Arterial não está associada a dores de cabeça, mal estar ou tontura, se tratando de uma doença assintomática, o que representa um grande perigo para o paciente. A pessoa é considerada hipertensa quando, ao medir sua pressão arterial em repouso, o valor obtido é a partir de 140 x 90mmHg. Ou seja, é extremamente importante que todo indivíduo adulto mantenha em dia suas consultas com um cardiologista de sua confiança e realize exames de qualidade.

 

Adotar um estilo de vida saudável, controlar o estresse e ter um médico especialista de confiança é o começo da grande mudança que a população precisa adotar, rumo à redução desta doença que assola o país e o mundo”, conclui Dr. Carlos Camargo.

 

Aproveitamos para ressaltar que, com os produtos da Brasil Telemedicina, promovemos o acesso de pacientes, hospitais e clínicas a serviços médicos tecnológicos inovadores e à distância, que vêm para intensificar os cuidados com a saúde. Confira abaixo:

 

Laudo24hs: laudo de exames com especialistas em cardiologia, sendo um importante suporte para dar início à jornada de diagnóstico e tratamento do paciente. Veja mais aqui!

 

Médico24hs: faça a orientação online com um cardiologista, para tirar dúvidas de sua saúde a qualquer momento, onde você estiver. Conheça o nosso trabalho!

 

Monitorização24hs: tenha a tecnologia como seu acompanhante em neste que é o nosso ambulatório 24hs! Acesse nossa plataforma e conheça essa inovação!

 

Conte com nosso time e mude, agora mesmo, o seu estilo de vida!

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707