Confira 25 estatísticas da telemedicina para o ano de 2021
Os números demonstram o potencial da tecnologia digital e a ampliação de seu uso desde o último ano.
Como conversamos em artigos anteriores, a telemedicina e demais setores da telessaúde estão em amplo crescimento e com alto grau de aceitação, tanto pelos profissionais que fazem uso dessa nova modalidade de atendimento, quanto pelos pacientes, que demonstram satisfação após sua utilização.
O que já vemos em nosso dia-a-dia – como empresa que gera soluções em saúde online desde 2010 – foi evidenciado pela norte-americana Modality Systems. Em uma publicação, a empresa reuniu diversas estatísticas da telemedicina para demonstrar sua eficácia atual, que seguirá crescendo no futuro imediato, derrubando o ceticismo que havia em torno das plataformas de saúde e do uso de tecnologias para o atendimento digital entre médicos e pacientes.
Nossa equipe selecionou os dados mais interessantes levantados no estudo e os traduziu para você. Te convidamos agora, a conhecer o poder que a telemedicina ganhou desde o último ano, tornando viável o acesso à saúde, agilizando o atendimento de forma segura e confortável e conquistando todos os envolvidos nesse processo. Veja a seguir!
Leia mais: Telemedicina após a pandemia, como será?
Perfil do público atendido
- A adoção de atendimentos virtuais por pacientes no início de 2020 aumentou em 33% já no período pré-pandemia.
- Durante o primeiro trimestre de 2020, o número de atendimentos médicos online aumentou 50% nos EUA.
- A maioria das consultas virtuais foram para adultos entre 18 a 49 anos (66% em 2019 e 69% em 2020).
- 69% dos pacientes que usaram plataformas de telemedicina durante o início do período pandêmico em 2020, foram tratados em casa, sem necessidade de consulta pessoal.
- Dos 31% restantes que receberam prescrição médica, apenas 1,5% foram orientados a procurar atendimento em pronto-socorro e 3% foram encaminhados para atendimento de urgência.
- 93% das consultas médicas virtuais antes de março não estavam relacionadas ao Covid-19.
- 74% dos millennials preferem a telemedicina a consultas médicas presenciais.
Comportamento dos pacientes
- Cerca de 42% dos adultos norte-americanos relataram que atrasaram ou evitaram procurar atendimento presencial durante a pandemia devido a preocupações com o Covid-19.
- 71% dos pacientes confirmaram que haviam considerado a telemedicina como alternativa às consultas presenciais em algum momento.
- 69% dos pacientes disseram que a tecnologia fácil de usar os encorajaria a agendar uma consulta de telemedicina.
- 93% dos pacientes disseram que usariam a telemedicina para gerenciar as prescrições.
- 91% das pessoas dizem que a telemedicina os ajudaria a cumprir compromissos e seguir hábitos de bem-estar.
- 85% dos pacientes estão satisfeitos com os serviços de telemedicina.
- 79% dos pacientes dizem que o agendamento de uma consulta de acompanhamento de telemedicina foi mais conveniente do que realizar um acompanhamento presencial.
- 84% das consultas médicas virtuais resultam na resolução de problemas.
- 67% das visitas ao pronto-socorro seriam evitáveis com o uso de consultas virtuais.
- 76% dos hospitais dos EUA conectam-se com os pacientes por meio de videochamadas.
Leia mais: Telemedicina veio para ficar e é o mínimo necessário
Custos da telemedicina
- Espera-se que o mercado de telemedicina atinja US$ 186,5 bilhões em 2026.
- A telemedicina economiza mais de 100 minutos do tempo dos pacientes em comparação com uma visita presencial.
- Os custos de atendimento ao paciente são reduzidos em cerca de 50% ao implementar a telemedicina.
- Usar uma plataforma de telessaúde pode aumentar o recrutamento e a retenção de pacientes em 81,5%.
- Somente 13,3% dos pacientes acreditam que a telemedicina é mais cara do que uma visita ao consultório médico.
- Os gastos gerais com saúde estão crescendo a uma taxa alarmante de 5,5% ao ano. (Isso é 20% a mais do que o Produto Interno Bruto médio nos EUA).
- Para empregadores que oferecem benefícios de telemedicina, a economia de custos é estimada entre US$ 19 a US$ 121 por visita de telemedicina.
- Idas evitáveis ao Pronto Socorro custam às autoridades de saúde US$ 32 bilhões.
Posicionamento da Brasil Telemedicina
O apelo pelo distanciamento social e outras medidas preventivas forçaram diversas atividades presenciais a se adaptarem rapidamente às plataformas virtuais. Ferramentas de videoconferência viabilizaram reuniões de trabalho, aulas escolares e celebrações de feriados ou aniversários. E não foi diferente para as consultas médicas, que passaram a ser um importante recurso para o suporte online de pessoas com sintomas e doenças não-emergenciais ou para o acompanhamento de comorbidades. Telessaúde não é um conceito novo, mas sua adoção foi acelerada rapidamente no ano passado, no Brasil e em todo o mundo. Relembre aqui como isso aconteceu no Brasil.
Os números não mentem: a telemedicina já faz parte da realidade e a tendência é que ela passe a ser ainda mais utilizada pelas pessoas. Impulsionada pela pandemia, o uso das plataformas digitais ganhou grande espaço e passou a ser bem visto aos olhos dos médicos, antes ainda relutantes com o uso da tecnologia para atendimento clínico. O atendimento virtual também conquistou os pacientes, que em poucos cliques, direto do seu celular, puderam estar em contato com um profissional logo ao sinal da primeira queixa, sem a necessidade de sair de casa, e assim experimentar o benefício da conectividade para o controle da saúde.
Nós acreditamos no potencial da saúde online. E é esse propósito, de levar saúde de qualidade para qualquer lugar, a todo instante, que move nossa empresa a oferecer plataformas de telessaúde que sejam viáveis para profissionais e pacientes do nosso país. Como diz o nosso slogan, ‘a tecnologia que avança nós usamos para aproximar’. Conheça mais sobre o nosso trabalho e nossos produtos clicando aqui e usufrua você também desses benefícios!
Fontes de pesquisa:
https://www.modalitysystems.com/
https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6943a3.htm
https://www.medicaleconomics.com/view/four-new-statistics-that-prove-that-telemedicine-isn-t-just-a-pandemic-fad
https://www.doctor.com/blog/the-3-fundamental-steps-to-building-your-virtual-practice-or-clinic
https://www.fortunebusinessinsights.com/industry-reports/telemedicine-market-101067
https://www.forbes.com/sites/kateashford/2017/01/30/videodoctor/?sh=11d4789c10ce
https://www.healthcareitnews.com/news/millennials-demand-telehealth-move-away-traditional-primary-care-model