Artigos e notícias

NEWS

Inverno: momento de atenção para as alergias

1 de abril de 2015
Alergia-1200x600.jpg

É só chegar o inverno que os mais alérgicos começam a se preocupar. Afinal, a estação do ano é crucial para o agravamento dos sintomas e a alergia passa a ser praticamente uma rotina durante os dias mais frios.

Isso ocorre devido ao número de partículas em suspensão no ar, que se torna maior nesta época. O maior número de aglomeração de pessoas também facilita a transmissão de resfriados e gripes, que ajudam a agravar o problema.

As doenças respiratórias atingem de 20 a 25% da população. A asma, a rinite, a sinusite, o resfriado e a bronquite estão entre os mais recorrentes, além das infecções respiratórias virais. Dentre elas, a asma se mostra a mais preocupante: a doença é responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e dois mil óbitos. Cerca de 78% dos portadores de asma ainda sofrem de rinite alérgica, doenças ocasionadas pelos mesmos fatores como pólens, mofos, pelos de animais, ácaros e baratas.

A roupa também pode ser determinante para a ocorrência de doenças. Aquelas que estão guardadas há muito tempo facilitam a proliferação de ácaros e de fungos. Para quem possui problema alérgico de pele, ainda há uma grande vilã: a lã utilizada nas vestimentas. Os fios, quase sempre sintéticos, são os principais desencadeadores de alergias.

Tanto adultos como crianças sofrem com as alergias em igual intensidade, de acordo com o sistema imunológico de cada indivíduo. Muitas pessoas se automedicam com descongestionantes nasais, mas é importante realizar a consulta com um otorrinolaringologista antes de fazer uso de qualquer medicamento, pois analisar a gravidade do quadro e a melhor forma de tratá-lo é essencial.

Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os sintomas, como passar pano umedecido no chão todos os dias, trocar a roupa de cama duas vezes por semana e manter os animais domésticos longe do quarto. Realizar uma boa faxina e limpar debaixo da cama e dos armários, ensacar bichos de pelúcia e manter a casa bem arejada também melhora o ambiente no qual você e sua família vive e ajuda a deixar todos protegidos nesta estação do ano.

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Diagnósticos Ltda - CREMESP 955684