Artigos e notícias

NEWS

O que é telemedicina, como funciona e quais os benefícios?

14 de agosto de 2018
shutterstock_687783646-1200x800.jpg

O que é telemedicina?
Como ela funciona?
Telemedicina no Brasil
Os benefícios da telemedicina
Conheça a Brasil Telemedicina

Vivemos um momento com forte presença do mundo digital em nosso cotidiano, seja para estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas ou apenas para estar em contato com outras pessoas pela internet via computador ou celular. Não é a toa que, no último estudo realizado pelo IBGE consta que 64,7% da população brasileira está conectada ao ambiente online. Este número era apenas de 54% na pesquisa anterior, realizada em 2014.

Diante disso, a área médica também passou a disponibilizar serviços de saúde à distância, que se tornam cada vez mais indispensáveis na rotina de médicos, profissionais da saúde, clínicas e hospitais. É o caso da telemedicina, um serviço de alta relevância que conquista cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Continue lendo e confira do que se trata essa inovação e de que forma ela pode te ajudar.

 

O que é Telemedicina?

A telemedicina – uma área da telessaúde – é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde, o que ocorre por meio de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Este intercâmbio de informações acontece através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet, que garantem alta velocidade no acolhimento.

Um importante suporte para a medicina tradicional, a telemedicina surgiu graças à evolução do conhecimento científico e ao aprimoramento dos recursos tecnológicos, levando a locais distantes o apoio de profissionais qualificados, de forma rápida, descomplicada e eficiente. Ela pode, ainda, monitorar as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervir quando detectar que algo está errado, antes de ser muito tarde.

A telemedicina tem o grande potencial de melhorar o atendimento em saúde no país, pois facilita os processos ao colocar um maior número de pessoas em contato com a saúde de forma online e bem estruturada, conectadas a profissionais capacitados para esse tipo de assistência.

Ao contrário dos que muitos pensam, a telemedicina não é uma inimiga da medicina tradicional, já que vem, na verdade, para aprimorá-la, e não substituí-la,  afinal, ela representa um avanço tecnológico na área médica e de saúde, a qual continua dependendo do lado humano.

 

Como ela funciona?

São 2 as principais áreas de atuação da telemedicina: telelaudos e teleassistência. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  1. Telelaudos

Sendo a principal área da telemedicina no país, a emissão de laudos à distância ou os telelaudos são apresentados em softwares de saúde que promovem o recebimento de exames – como os de imagem (telerradiologia), eletrocargiogramas, eletroencefalogramas e outros – para análise e laudos de especialistas.

Na Brasil Telemedicina, temos o Laudo24hs, primeiro produto lançado pela empresa que, em 8 anos, já laudou mais de 5 milhões de exames em todos os cantos do país. Aqui, oferecemos laudos de exames médicos online e garantimos o resultado com precisão e rapidez. Veja mais em https://laudo24hs.com.br/ .

  1. Teleassistência

Este tipo de atendimento médico à distância traz diversos serviços da rotina clínica para o ambiente digital, tais como triagem, orientação da saúde, monitorização do paciente e consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos, tudo por comunicação dentro de plataformas online realizada por videoconferência, áudio ou chat, seja pelo computador ou celular.

Na Brasil Telemedicina, temos o Médico24hs, plataforma que promove orientações com médicos à distância e teleconsulta de segunda opinião online para telediagnósticos. Conheça mais sobre o serviço de médico online em https://medico24hs.com.br/.

Há, ainda, o Monitorização24hs, uma verdadeira central de saúde online, responsável por fazer a monitorização de pacientes à distância, disponível para hospitais, clínicas, empresas e famílias interessadas em cuidar de um ente querido. Veja mais sobre esse atento acompanhante online de saúde em https://monitorizacao24hs.com.br/.

 

A Telemedicina no Brasil e no Mundo

A telemedicina é uma atividade médica regulamentada mundialmente pelo órgão norte amecicano American Telemedicine Association – ATA e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina – CFM.

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, apresentados pela RockHealth Report, enquando em 2015 apenas 8% da população fazia uso da saúde digital, em 2016 este número subiu potencialmente, chegando a 22%, já podendo ter duplicado até o momento.

Para que o seu elevado potencial no Brasil seja de melhor entendimento, veja só os dados abaixo:

As regiões Sudeste e Sul do nosso país concentram 72% dos médicos com especialidades.  São 154 profissionais com residência médica por 100 mil habitantes na Região Sudeste, índice que, na região Norte, é três vezes menor. Isso significa que, por meio da telemedicina, é possível levar médicos especialistas a regiões remotas e de longa distância e promover um atendimento com alta velocidade. Ou seja: essa especialidade quebra barreiras de tempo e espaço!

No mundo, a telemedicina teve o seu surgimento oficial nos anos 60. Já no Brasil, ela chegou em 1985, por meio da disciplina de Informática Médica da Faculdade de Medicina da USP, período em que a revolução digital ainda era uma incógnita, o que não valorizava o alto potencial da área.

Entretanto, em 1990, uma empresa privada passou a realizar diagnósticos de eletrocardiograma por fax, tornando este o grande marco nacional da telemedicina, demonstrando a possibilidade da realização de laudos de forma remota.

Em 2002, foi fundado o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, garantindo a discussão periódica do tema, com a apresentação de tendências digitais mundiais, o que trouxe alta credibilidade para o setor. E, desde então, as pesquisas e investimento na área só aumentam e favorecem cada vez mais a população e os profissionais de saúde.

 

Benefícios da telemedicina

Os benefícios gerados pela área são infindáveis, porém, levantamos alguns dos principais:

  • Aproximação do médico com o paciente, garantindo acolhimento à saúde onde e quando for necessário;
  • Atendimento a distância às comunidades que precisam, mas não tem acesso ao médico;
  • Acessibilidade a uma grande parte da população;
  • Maior agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online;
  • Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
  • Maior especialização no diagnóstico de laudos;
  • Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.

 

Conheça a Brasil Telemedicina

A tecnologia que avança nós usamos para aproximar: esse é o slogan da Brasil Telemedicina, empresa fundada em 2010, especializada em desenvolver soluções de interação diagnóstica de saúde online. Hoje, é a maior do setor no país, pois já ultrapassou o marco da realização de 5 milhões de laudos de exames médicos.

Tem como missão promover a valorização da vida por meio do desenvolvimento de tecnologias que aproximem pacientes e profissionais, com atendimento ágil e de ponta, rompendo barreiras de tempo e espaço.

Se surpreenda com o poder que a conectividade têm na saúde e conheça mais sobre os 5 produtos desenvolvidos pela empresa em https://brasiltelemedicina.com.br/marcas/ .

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Diagnósticos Ltda - CREMESP 955684