Artigos e notícias

NEWS

Outubro Rosa: sempre bom lembrar!

7 de outubro de 2015
outubro-rosa-produtos-beleza-75969-1728x800_c-1200x556.jpg

Prevenção é sempre o melhor caminho para evitar uma doença. Afinal, os cuidados com a saúde devem ser feitos a todo o momento e os primeiros sinais não devem ser ignorados. É por isso que a campanha Outubro Rosa, realizada todo mês de outubro, se torna tão importante: ela visa abrir os olhos para o autoexame do Câncer de Mama.

O Outubro Rosa começou no ano de 1990 com a fundação Susan G. Komen for The Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura. Tanto a corrida quanto a campanha, desde então, seguiram firmes em seu propósito e a ideia se alastrou pelo mundo.

Afinal, este tipo de câncer, se diagnosticado com antecedência, possui tratamento seguro e grandes chances de recuperação.

É importante realizar o autoexame da mama uma vez por mês, de três a cinco dias após a menstruação ou em uma data fixa, para aquelas que já entraram na menopausa. Ele deve ser realizado por todas as mulheres após os 20 anos.

Durante a observação no espelho, são três as posições nas quais a mama deve ser analisada: com os braços caídos, com os braços levantados e com as mãos na bacia, fazendo pressão para observar se há alguma alteração. Tamanho, forma e cor da mama devem ser os principais pontos de atenção, assim como possíveis inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

No entanto, a apalpação é um dos pontos mais importantes. No vídeo abaixo, você pode conferir como realiza-la de maneira correta:

Acompanhe as novidades no Facebook

© Brasil Telemedicina Serviços Médicos Ltda - CREMESP 994707