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Tecnologia: Redução de tempo e custo para salvar vidas

11 de agosto de 2015
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Por Dr. Carlos Eduardo Cassiani Camargo

O acúmulo de minha experiência em atendimento à pacientes em consultório tem mostrado um hábito mais recente dos brasileiros, especialmente os mais adeptos à internet, que é a procura de sintomas e diagnósticos em sites de buscas onlines. Um sintoma de febre com dores no corpo: digita no Google. Uma mancha vermelha na pele: corre para o Yahoo Cadê! para pesquisar casos semelhantes. É uma prática que até pode agilizar o esclarecimento de dúvidas sobre a enfermidade, porém sem um acompanhamento profissional adequado, o que pode acarretar em problemas graves como automedicação.

Há fóruns na web bem completos, que ajudam na coleta de informações e esclarecimento de dúvidas. E somente isso. O diagnóstico preciso só pode ser validado por um profissional da classe médica, que orientará corretamente quais procedimentos realizar para evitar problemas maiores.

Mas vamos propor uma situação real: imagine você e sua família recolhidos em seu lar e, durante a madrugada, seu filho acorda em estado febril, sentindo dores de garganta e ouvido. A primeira, e mais correta, atitude a se tomar é levantar, arrumar-se para sair, entrar no carro ou chamar um taxi e dirigir-se ao pronto-socorro mais próximo. Chegando lá, é preciso passar pelo procedimento de cadastro, pegar a fila de espera e aguardar ser atendido, com a possibilidade de esperar mais um pouco para aplicarem a medicação. Conclusão: todo esse processo de acordar, trajeto, espera e atendimento demorará aproximadamente quatro horas, ocasionando um cansaço extra à todos, que se estenderá ao longo do dia.

Imagine agora a mesma situação e, por meio de um computador ou tablet, você entra em um site específico de atendimento médico online e utilizando o recurso de videoconferência, recebesse uma orientação profissional e capacitada para orientar o caso. Em uma conta básica, você realizou todo o procedimento em 40 minutos e conseguiu o mesmo diagnóstico que receberia caso estivesse no hospital. E a economia vai além de tempo: custos como combustível, estacionamentos e similares são poupados.

Segundo a ATA (American Telemedicine Association), países como os EUA já utilizam esse sistema de atendimento online, e comprova que há 80% de acerto no diagnóstico de patologias simples, evitando o deslocamento de pacientes até uma unidade de atendimento médico. Segundo a associação, 97% dos usuários aprovam esse modelo de serviço, alegando redução de tempo, custos e rapidez para solução dos casos. Ainda mais adiante, em situações de patologias que necessitam de mais atenção, o acompanhamento profissional pode ser feito à distância, podendo ser acionado pelo próprio médico, caso ele perceba alguma situação fora das normalidades determinadas para aquele paciente.

Todo esse monitoramento é realizado por empresas de telemedicina, que todos os anos realizam milhares de laudos de exames à distância em diversas especialidades como cardiologia, neurologia, pneumologia, radiologia. Com o diagnóstico prévio, realizado por um profissional especializado, o tempo para atendimento e solução de casos tem sido menor e fundamental para salvar vidas. A ação médica especializada online leva recursos imediatos a todos locais onde não tenham médicos ou não possuam todas as especialidades. Claro que estamos falando em quebra de paradigmas. Mas se é para um bem maior, se os ganhos para sociedades cada vez mais populosas e predominantemente carentes de recursos econômicos, como é o caso do Brasil, por que não?

Dr. Carlos Eduardo Cassiani Camargo, é especialista em cardiologia e presidente da Brasil Telemedicina, empresa especializada em interação médica online. Possui mais de 30 anos de atuação clínica e acadêmica.

Mídias digitais publicadas:

07 de Agosto de 2015
http://www.redepress.com.br/noticias/2015/08/07/tecnologia-reducao-de-tempo-e-custo-para-salvar-vidas-por-dr-carlos-eduardo-cassiani-camargo/

Tecnologia: Redução de tempo e custo para salvar vidas

08 de Agosto de 2015
http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3051&id_noticia=MTAyMzYw&id_area=NA==

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=301790

10 de Agosto de 2015
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=76024

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